Estética na odontologia: lentes de contato ou facetas de porcelana para dentes. Atualmente muitas pessoas se preocupam com o sorriso, que passou a ser um item muito importante para a estética, o bem-estar e a auto estima do indivíduo, assim como um cabelo saudável, um corpo definido e uma pele bem cuidada.

Geralmente as pessoas não estão satisfeitas com o sorriso pela existência de alguma imperfeição que acaba mexendo com a aparência. Para se atingir uma “estética do sorriso” ideal, uma solução rápida e eficaz é a lente de contato para dentes ou a faceta de porcelana. Essas novas técnicas estão em alta devido às vantagens como a durabilidade, a funcionalidade, e também por devolver rapidamente uma estética perdida com o tempo.

O QUE É?

Lente de contato ou faceta de porcelana? Lentes de contato ou facetas de porcelana não são a mesma coisa, mas ambas são feitas de porcelana ou cerâmica. A diferença entre as duas é que a lente de contato é extremamente fina. É indicada para dentes que possuem uma boa coloração, mas que exista algum defeito estrutural ou de forma, como dentes separados ou apinhados. Como são finas e translúcidas, as lentes de contato transmitem a cor natural do dente, gerando um bom resultado estético. Já as facetas de porcelana, por serem maiores que as lentes de contato, são utilizadas em situações de desgaste da estrutura dentária. É ideal para mudança da cor e forma dos dentes. As facetas podem conter variados tons e translucidez, mudando radicalmente o sorriso do paciente. Podem também devolver uma característica mais funcional, como a mastigação.

A aplicação das facetas é relativamente simples e indolor. A manutenção constante não é necessária pois a faceta é resistente e se torna parte integrante dos dentes. Caso ocorra algum acidente é possível restaurar a parte danificada.

PARA QUE É INDICADO?

As facetas fazem verdadeiras mudanças no sorriso deixando-o mais harmonioso e bonito. Esta técnica é comumente utilizada para recobrir os dentes da frente, e é adequada para várias situações, tais como:

1. A descoloração dos dentes como as que resultam da morte do nervo ou as manchas causadas por superexposição à água fluoretada na infância. A cor também é alterada devido à utilização de certos antibióticos (tetraciclina), ou como resultado de consumo de alimentos e bebidas coloridos, fumo, ou como resultado da passagem dos anos;

2. Superfícies de dentes fraturados, lascados ou desgastados;

3. Algumas anomalias dos dentes ou irregularidades da arcada, acompanhado do tratamento odontológico quando necessário;

4. Corrigir lacunas entre os dentes (diastema);

5. Revestir coroas ou obturações que mudaram de cor com o passar do tempo, sem ser preciso trocá-las, desde que estejam isentas de cáries ou outros problemas,

6. A mudança da cor de todos os dentes possibilitando um sorriso mais claro e uniforme.

As lentes de contato não são indicadas para pacientes que roam unhas ou, por exemplo, mordam a ponta da caneta. Esses maus hábitos podem diminuir a utilidade da lente.

QUAL A DURAÇÃO?

A manutenção deve ser feita de 6 em 6 meses e recomenda-se o uso de uma placa de mordida noturna em acrílico, a fim de proteger dentes, facetas, músculos e articulações.