O tão temido tratamento de canal é uma solução para tratar dentes que estão com a sua polpa danificada. Aqui na Clínica de Implantes Cláudia Pimenta, realizamos tratamento de canal em Curitiba com os melhores métodos, a fim de evitar desconforto e favorecer seu sorriso.

PARA QUE SERVE?

O tratamento de canal é realizado em dentes que estão com a polpa danificada, estando danificada ou morta, até mesmo. Esta polpa, que está localizada no interior do dente e se estende da coroa até a ponta da raiz, contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Quando a polpa sofre lesões e não se recupera sozinha, ela tende a necrosar e prejudicar a dentição, provocando cáries e infecções profundas. Se este problema não for resolvido a tempo, o dente forma um abscesso (acúmulo de pus na ponta da raiz), que irá prejudicar o osso ao redor do dente em questão, além de dores e edemas, podendo levar à extração.

O dentista que sinaliza esta lesão no dente do paciente realiza radiografias para verificar a profundidade da lesão e saber identificar quais procedimentos utilizar. Após isso, o profissional inicia o processo do tratamento de canal abrindo um buraco no dente e extraindo a polpa danificada, realizando também uma limpeza para desinfetar os canais obstruídos. No caso onde o paciente é uma criança, a polpa não é retirada por completo (somente a parte danificada) pois, sem a polpa, o dente não cresce mais. Quando o dentista confirma a limpeza e remoção completa da parte danificada, o dente recebe um preenchimento de cimento odontológico e finalizado na coroa com uma resina específica.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS CAUSADOS PELA POLPA DANIFICADA?

Quando o paciente não procura por uma ajuda profissional para tratar o dente infeccionado, os sintomas podem ser preocupantes e muito incômodos. Além de infecções na raiz do dente e em dentes vizinhos, dores intensas e inchaço no local, febre, presença de bactérias na corrente sanguínea e até a extração do dente. Por isso, quanto mais cedo o paciente recorrer ao dentista para iniciar o tratamento, menos sintomas irá sentir e mais eficaz será a restauração do dente infeccionado.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS APÓS O TRATAMENTO DE CANAL?

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento de canal não enfraquece o dente e o sucesso do tratamento é de 90%. Para que o paciente possa garantir que o dente está reabilitado, são realizados exames de radiografia 6 meses (em média) após o tratamento inicial para verificar se há lesão óssea no local. Caso as lesões se estenderem por 2 anos após com tratamentos e exames, o tratamento de canal é repetido ou até pode ser realizada uma cirurgia com a finalidade de cuidar do dente e não extraí-lo.

Para mais garantia de sucesso no tratamento, o paciente deve ter uma higiene bucal diária e com atenção redobrada, realizando escovação no mínimo 3 vezes ao dia e com a utilização de fio dental.

Se você sente algum dos sintomas citados, procure a Clínica de Implantes Cláudia Pimenta para realizar seu tratamento de canal em Curitiba de maneira rápida e segura.